Notícias

Placas do Mercosul serão obrigatórias em veículos brasileiros até 2020

21/07/2016

Conheça detalhadamente a nova placa que deve ser implantada em 2017

Novas placas para veículos padronizadas para todo o Mercosul passarão a ser obrigatórias até 2020, definiu o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) na sexta feira 27. De acordo com o que foi escrito no diário da União, todos os veículos deverão possuir as novas placas até 31 de dezembro de 2020. A norma já deveria ter sido implementada em 2016, mas devido a atrasos, as novas placas começarão a circular em 2017. Entre os benefícios da mudança, além de identificar todos os veículos do bloco Mercosul, o novo tipo de placa permite um número maior de combinações.

Como é o visual da nova placa?

Contando com um fundo branco e uma tira de cor azul na margem superior, a nova placa possui no canto superior esquerdo a logo do Mercosul e no canto superior direito a bandeira do país. Centralizado no centro da tira está o nome do país conforme demonstrado na imagem abaixo.

Os diferenciais incluem:

  • Emblema do Mercosul
  • Bandeira e nome do país
  • Bandeira do estado e brasão do município
  • Faixa holográfica Código 2D
  • Marcas de segurança

Confira algumas das mudanças que virão com a nova placa:

Mais letras, menos números

Atualmente as placas possuem três letras e quatro números, após a alteração da nova placa, o conjunto passará a ser quatro letras e três números.

Dimensões

Os tamanhos permanecem os mesmos, 40 cm de comprimento por 14 de largura.

À prova de falsificação

O nome do país e o símbolo do Mercosul estarão grafados na Diagonal com o intuito de dificultar falsificações.

Quando e quem terá que trocar

O novo modelo de placa passará a ser adotado em 2017 para novos emplacamentos. Quem já possui emplacamento não precisará fazer a alteração.

E a personalização de placas, como fica?

Impossibilitada de vez, graças a obrigação de além dos setes alfanuméricos já obrigatórios nas placas, a inscrição “Mercosul Brasil Mercosul” também precisa estar presente. Outra coisa que terá fim com a chegada do novo sistema de emplacamento são as letras específicas de cada Estado.

C e A por exemplo costumam estar associadas ao emplacamento de São Paulo. Com as novas placas esse tipo de identificação não ocorrerá mais.

Placa tecnológica

Além dos itens mencionados acima para prevenir a falsificação, a placa também virá embutida com um QR Code com informações sobre o fabricante, data de produção e numero de série do emplacamento.

Claudio Camionetas

Rod. BR 470-KM 57, 3587
Bairro Badenfurt
Blumenau-SC

(47) 3334-1513